O início da gravidez traz muitas alegrias para as novas mamães, mas também muitas delas enfrentam uma grande vilã: a dor nas costas. A lombalgia na gravidez é uma ocorrência comum. Cerca de 61% das grávidas apresentam este sintoma. Isto ocorre não somente devido ao aumento do peso corpóreo, mas também pelo fato que o “centro de gravidade” é alterado, mudando completamente a postura da nova mamãe, e muitas vezes trazendo desconforto. Além disso, o processo de gravidez envolve alterações hormonais que afetam o corpo como um todo, alterando o metabolismo e estrutura das articulações. A terapia alopática com analgésicos e antiinflamatórios é freqüentemente utilizada para o controle da dor, porém existe uma grande discussão entre médicos, enfermeiras e anestesistas sobre os riscos e benefícios deste tipo de conduta. Muitos são contra a medicação durante a gravidez, para evitar qualquer efeito indesejável ao bebê.

Nos Estados Unidos, muitas grávidas utilizam outros tipos de terapias para o alívio destes sintomas, como Massagem, Acupuntura, Relaxamento, Yoga e Quiropraxia.

O tratamento com Quiropraxia baseia-se na manipulação articular, que além de trazer uma melhora na amplitude de movimento articular, traz também um alívio dos sintomas que tanto incomodam nesta fase. O Quiropraxista está habilitado para avaliar, examinar e decidir qual a melhor técnica a ser utilizada em cada situação. Muitas grávidas têm se beneficiado deste tratamento, pois além de ser uma terapia não invasiva, traz resultados rápidos e eficazes.O tratamento deve ser minuciosamente explicado e discutido, pois apesar de não apresentar riscos, os três primeiros meses de uma gestação apresentam um alto índice de aborto espontâneo, que muitas vezes podem ser associados erroneamente à técnica. Procure seu Quiropraxista para saber mais sobre o tratamento durante essa fase maravilhosa de sua vida!