1. O que a Quiropraxia trata?

A Quiropraxia tem um enfoque maior na coluna vertebral, mas pode tratar muitas outras condições. As principais são:

Outras alterações que não são originárias da coluna, podem também ter uma resposta muito favorável com o tratamento de Quiropraxia, como é o caso de:


Quem pode ser tratado pela Quiropraxia ?

Os Quiropraxistas podem avaliar desde bebês até idosos e gestantes, e o tratamento vai variar de acordo com o caso de cada paciente. No entanto, todos podem se beneficiar do tratamento com Quiropraxia. Saiba mais nas abas sobre o tratamento de crianças, gestantes, terceira idade e atletas.


3. Como é uma consulta?

Inicialmente o paciente será avaliado pelo Quiropraxista através de algumas perguntas que são importantes para que seja definido a provável origem do problema. A seguir, é feita uma análise postural e um completo exame físico, para que a hipótese diagnóstica seja confirmada. Exames de imagem como Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia e Ultrassom podem servir como instrumentos auxiliares para essa confirmação. A partir da definição da origem do problema, um plano de tratamento é elaborado, que na maior parte das vezes inclui a Manipulação Articular (também chamada de “ajustamento quiroprático”), que é a principal técnica utilizada pelos quiropraxistas. Além das manipulações articulares, o Quiropraxista irá orientar o paciente com relação às atividades que possam auxiliar na melhora e eficácia do seu próprio tratamento como hábitos saudáveis e estilo de vida; prescrição de exercícios específicos para cada indivíduo e orientação de postura durante o trabalho e as atividades diárias. A adesão e colaboração do paciente com relação às atividades indicadas trazem resultados mais rápidos e duradouros. Os quiropraxistas não prescrevem medicamentos nem realizam cirurgias ou outros procedimentos invasivos.


4. Qual a duração do tratamento?

Cada paciente necessitará de um número específico de sessões para que haja a melhora dos sintomas . Geralmente as sessões ocorrem de uma a duas vezes por semana, dependendo de cada caso. A partir da melhora dos sintomas, as sessões passam a ser quinzenais e posteriormente mensais. Após a melhora completa dos sintomas, o paciente entra na fase de “manutenção”, onde as consultas podem ocorrer a cada 1 ou 3 meses. O quiropraxista irá discutir e definir com o paciente a frequência das consultas.

5. Existem contra indicações para o tratamento?

Sim, e os Quiropraxistas estão habilitados a analisar cada caso e discernir quais deles devem e podem ser tratados pela Quiropraxia e quais deles devem ser encaminhados a outros especialistas.

6. Os Quiropraxistas só tratam através dos ajustes?

A manipulação articular ou ajuste é o principal procedimento utilizado a Quiropraxia, mas este não precisa necessariamente ser realizado somente pelas mãos do Quiropraxista. Muitas vezes, podem ser utilizados instrumentos específicos ou a própria maca para que o ajuste seja realizado. O objetivo principal de mobilizar as articulações, relaxar os músculos e consequentemente diminuir a dor são sempre visados, e o Quiropraxista junto ao paciente poderão discutir qual tipo de técnica mais agrada e é mais eficaz para cada paciente, de acordo com cada situação.