FK Quiropraxia

A Quiropraxia e as outras profissões na área da saúde.


Atualmente a Quiropraxia integrou-se aos sistemas de saúde e trabalha muito bem em associação com outros profissionais. No entanto, por se tratar de uma profissão relativamente nova do país, ainda existem algumas dúvidas com relação a ela. Saiba um pouco mais sobre a Quiropraxia e sua relação com outros profissionais da saúde.


1. Qual é a diferença entre a Quiropraxia e a Fisioterapia ?

São duas profissões diferentes, mas que mantém excelentes relações nos diversos países em que estão instituídas.

Os fisioterapeutas estão habilitados a tratar de pacientes com problemas respiratórios, atuam na reabilitação neurológica, e também tratam de pro- blemas músculo-esqueléticos.

Um Quiropraxista, por outro lado, especializa-se, durante toda a sua formação, no diagnóstico e tratamento de alterações articulares, principalmente da coluna vertebral e sua relação com o sistema nervoso. Assim, a especificidade com que o Quiropraxista explora, conhece e trata estes problemas, demonstra os benefícios que esta profissão traz aos pacientes.



2. Qual a diferença entre a Quiropraxia e a Massagem?

A Massoterapia é um tipo de terapia manual específica para o tratamento de alterações dos tecidos moles (músculos,tendões e fáscias), realizado através de manobras gerais no corpo e que visa o bem-estar geral da pessoa. Já o tratamento com Quiropraxia só pode ser realizado após avaliação completa do paciente, permitindo assim a determinação do problema e do tipo de tratamento. Além disso, grande parte das técnicas terapêuticas utilizada pelos quiropraxistas baseia-se em manobras específicas nas articulações.


3. Como é a formação de um Quiropraxista?

Para se tornar um Quiropraxista, o profissional precisa passar por um curso de graduação com duração mínima de 4 anos. Essa é a formação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por todas as Instituições que representam a Quiropraxia mundialmente. O curso de Quiropraxia educa profissionais através de uma formação completa, que inclui desde as disciplinas básicas da área da saúde como Anatomia, Fisiologia e Patologia até disciplinas específicas da área como Radiologia, Manipulação Articular e Técnicas Especiais em Quiropraxia. Além da formação acadêmica em Quiropraxia, é fundamental que o profissional seja vinculado à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ – www.quiropraxia.org.br), que é o órgão que representa oficialmente os Quiropraxistas no Brasil e é uma instituição vinculada diretamente à Fede- ração Mundial de Quiropraxia (WFC – www.wfc.org).